O sujeito — a Consciência eterna e infinita — é comparado às vezes a um espaço aberto e vazio como o céu, no qual os objetos da experiência — pensamentos, imagens, sentimentos, sensações corporais e percepções — aparecem e desaparecem como as nuvens.
Original: El sujeto —la Consciencia eterna e infinita— se equipara en ocasiones a un espacio abierto y vacío como el cielo, en el que los objetos de la experiencia —pensamientos, imágenes, sentimientos, sensaciones corporales y percepciones— aparecen y desaparecen como las nubes.
Fonte: Las Cenizas del Amor — Biblioteca (parte 4)
A atenção é a Consciência dirigida a um objeto. Despojada desse objeto, a atenção não encontra nada a que se agarrar, treme por um momento, flui de volta à sua fonte e se ergue revelada como pura Consciência.
Era uma espécie de resignação ativa, que é diferente de resignação passiva: a consciência de que ela havia feito o que estava no seu alcance fazer, de que o processo seguia, e de que a única coisa que estava no alcance dela naquele momento específico era não se destruir na espera.
O corpo que passou por um tratamento intenso viveu um longo período em que cada sensação tinha a possibilidade de ser sintoma. Sair desse modo exige intenção.