O que supomos ser nosso amor ou nosso ciúme nunca é uma paixão única, contínua e indivisível. Compõe-se de uma infinidade de amores sucessivos, de ciúmes diferentes, cada um dos quais é efêmero, embora por sua multiplicidade ininterrupta nos deem a impressão de continuidade, a ilusão de unidade.
Original: Lo que suponemos que es nuestro amor o nuestros celos nunca es una pasión única, continua e indivisible. Se compone de una infinidad de amores sucesivos, de celos diferentes, cada uno de los cuales es efímero aunque por su multiplicidad ininterrumpida nos dan la impresión de continuidad, la ilusión de unidad.
Fonte: El Libro de Oxford de Aforismos — Anatole Francia
A realidade mais terrível nos traz, ao mesmo tempo que um sofrimento, a alegria de uma grande descoberta, porque não faz mais do que dar uma forma nova e clara ao que há muito tempo ruminamos sem o suspeitar.