Na literatura, os jovens costumam começar sua carreira como juízes, e quando chega a sabedoria e a velha experiência, alcançam a dignidade de serem culpados no banco dos réus diante de novos jovens que por sua vez surgiram na cadeira dos juízes.
"Tudo é vaidade", diz o pregador. Mas se tudo fosse apenas vaidade, a quem importaria? Infelizmente, muitas vezes é pior do que a vaidade: a agonia, a escuridão, a morte também.