
Não há amigo para amigo; as canas mudam-se em lanças.

Não há amigo para amigo; as canas mudam-se em lanças.
Ler mais— Sei quem sou — respondeu Dom Quixote —, e sei que posso ser não somente os que disse, mas todos os Doze Pares de França e, ainda, todos os Nove da Fama, já que minhas façanhas ultrapassarão as de todos eles juntos e as de cada um de per si.
Ler mais“Não peças por favor o que podes tomar à força”
Ler maisA abundância das coisas, mesmo que boas, faz com que se não estimem, e em algo se estima a carência, até das más.
Ler mais“A compaixão, o amor por nossos irmãos, pelas pessoas que nos amam, o amor por aqueles que nos odeiam, o amor pelos inimigos — sim, esse amor que Deus preconizou na Terra, esse amor que a princesa Mária me ensinou e que eu não compreendia; é disso que me arrependo na vida, é isso o que eu faria se ainda ficasse, se eu ainda vivesse. Mas agora já é tarde. Sei disso!”
Ler maisA alma é mais livre quando mais rendida do Amor à sempiterna tirania.
Ler maisA loucura de Pierre consistia em que ele não esperava, como antes, motivos pessoais, que ele chamava de virtudes, para amar as pessoas, mas o amor enchia completamente seu coração, e ele, ao amar as pessoas sem nenhum motivo, acabava encontrando motivos inquestionáveis para amar as pessoas.