
Livre agir é agir em público, e público é o espaço original do político.

Livre agir é agir em público, e público é o espaço original do político.
Ler maisA ação humana, como todos os fenômenos estritamente políticos, está estreitamente ligada à pluralidade humana, uma das condições fundamentais de vida humana, na medida em que repousa no fato da natalidade, por meio do qual o mundo humano é constantemente invadido por estrangeiros, recém-chegados cujas ações e reações não podem ser previstas por aqueles que nele já se encontram.
Ler maisA ação humana, projetada em uma teia de relações onde fins numerosos e antagônicos são perseguidos, quase nunca satisfaz sua intenção original.
Ler maisA ação, ao contrário da fabricação, nunca deixa um produto final atrás de si. Se chega a ter quaisquer consequências, estas consistem em uma nova e interminável cadeia de acontecimentos cujo resultado final o ator é absolutamente incapaz de conhecer ou controlar de antemão.
Ler maisA alegria de perder-se é uma alegria de sabá. Perder-se é um achar-se perigoso.
Ler maisA alma viva exige vida, a alma viva não obedece à mecânica, a alma viva é desconfiada, a alma viva é retrógrada!
Ler maisA angústia é o vértice da liberdade que se descobre como tal em suas próprias escolhas.