Há em minha mente um partido de oposição permanente que posteriormente ataca tudo o que fiz ou decidi, mesmo após uma consideração madura, mas sem que tenha sempre razão nesse sentido. Suponho que seja apenas uma forma corretiva do espírito de investigação; mas frequentemente me lança uma calúnia imerecida.
Original: Hay en mi mente un partido de oposición permanente que posteriormente ataca todo lo que he hecho o decidido, incluso después de una consideración madura, pero sin que siempre tenga razón en ese sentido. Supongo que es sólo una forma correctiva del espíritu de investigación; pero a menudo me lanza una calumnia inmerecida.
Fonte: El Libro de Oxford de Aforismos — Pensamento e Raciocínio
A astrologia fornece uma prova esplêndida da desprezível subjetividade dos homens. Ela relaciona o curso dos corpos celestes ao miserável ego; estabelece uma conexão entre os cometas no céu e as disputas e patifarias na terra.
A originalidade de muitas de suas geniais ideias alterna — há que confessá-lo — com a cópia quase literal de pensamentos alheios e com pensamentos próprios de escassíssimo valor.
A prova de que os homens conhecem seus pontos fracos melhor do que se supõe comumente é que nunca se enganam quando os ouves falar de seu próprio comportamento. O mesmo amor-próprio que os cega como norma agora abre seus olhos e lhes dá uma visão tão clara que omitem ou disfarçam a menor coisa que poderia ser desaprovada.